Busca avançada
Ano de início
Entree

A intervenção contestada e a reinvenção da instabilidade: os fantasmas do Vietnã e a Foreign Policy Magazine

Processo: 12/24961-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Rossana Rocha Reis
Beneficiário:Natália Nóbrega de Mello
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/02438-9 - O desmantelamento do consenso americano e a Foreign Policy Magazine, BE.EP.DR
Assunto(s):História das ideias   Instabilidade   Estado (política)

Resumo

Nos últimos 50 anos, mais de uma vez o debate sobre intervenção em Estados decadentes, ou conforme termo mais recente, fracassados, ganhou destaque nos círculos políticos e intelectuais. O objeto de análise desta pesquisa emerge a partir do contraste entre dois momentos desta discussão. De um lado, temos na revista Foreign Policy, por volta de 1970, uma alta valorização da questão da instabilidade nos países pobres combinada a recusa de que uma intervenção dos Estados Unidos seja o principal meio de enfrentar esses problemas. De outro, nos primeiros anos pós Guerra Fria, novamente a instabilidade se torna uma das principais questões em pauta enquanto a prática intervencionista será cada vez mais propagada. O objetivo desta pesquisa é mapear - a partir da revista Foreign Policy - as continuidades e descontinuidades das discussões sobre intervenção e sobre decadência ou fracasso do Estado no intervalo entre esses dois períodos. Parte-se da hipótese que as continuidades e descontinuidades nas reflexões sobre esses temas só podem ser compreendidas por meio da apreensão do contexto e dos debates políticos e acadêmicos nos quais essas transformações têm lugar. A ênfase metodológica é o estudo das ideias enquanto categorias que interpretam a experiência social e, com isso, guiam a ação política. Com base em outras pesquisas sobre o debate de ideias nos Estados Unidos no pós Guerra do Vietnã, pretende-se compreender a especificidade das interpretações e propostas de intervenção desenvolvidas na Foreign Policy.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Natália Nóbrega de. Os intelectuais saem da guerra: a intervenção no Vietnã, a Foreign Policy Magazine e a construção político-intelectual de novos paradigmas e estratégias. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.