Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitoramento global de vulcões com ênfase na América do Sul utilizando a próxima geração de sensores orbitais

Processo: 13/03711-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 19 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos Roberto de Souza Filho
Beneficiário:Samuel William Murphy
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Vulcões   Vulcanologia

Resumo

As imagens de satélites oferecem uma importante perspectiva no monitoramento dos vulcões na superfície terrestre, especialmente porque a instalação in situ de equipamentos para cada vulcão ativo não é economicamente viável. A agência espacial da Europa (ESA) lançará dois novos satélites para observação da terra: Sentinel 2 e Sentinel 3, que contém novas perspectivas para monitoramento de vulcões. O Sentinel 2 oferecerá imagens de alta resolução espacial (tamanho nominal de pixels de 10 - 60 m) e resolução temporal moderada (cobertura global a cada cinco dias). O Sentinel 3 fornecerá dados de alta resolução temporal (cobertura global diária). Este projeto desenvolverá metodologias que estabelecem um sistema de monitoramento de vulcões em uma escala global, através da integração de dados do Sentinel 2 e Sentinel 3. Este sistema será capaz de:i) Monitorar todos os vulcões na superfíce terrestre e detectar novas atividades vulcânicasii) Quantifcar a intensidade de anomalias termais e determinar suas caraterísticas espaciais e temporaisiii) Distinguir automaticamente os fenômenos vulcânicosiv) Fornecer informações em tempo hábio para as equipes de campo e para os responsáveis no gerenciamento de riscos vulcânicos.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Vigia espacial 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MURPHY, SAM W.; DE SOUZA FILHO, CARLOS ROBERTO; WRIGHT, ROB; SABATINO, GIOVANNI; PABON, ROSA CORREA. HOTMAP: Global hot target detection at moderate spatial resolution. REMOTE SENSING OF ENVIRONMENT, v. 177, p. 78-88, MAY 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.