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Quais os sentidos dos cadernos segundo os alunos? Um estudo acerca dos cadernos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Processo: 13/04332-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Gallego
Beneficiário:Lívia Alonso Tagliari
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura material   Cultura escolar   Ensino fundamental   Dispositivos   Progressão continuada   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cadernos escolares | cultura escolar | Cultura material da escola | Cultura Material da Escola

Resumo

O presente projeto propõe-se a investigar a importância, a influência bem como as razões dos usos e a função dos cadernos escolares na trajetória escolar pedagógica sob a perspectiva dos alunos que cursam o último ano do Ensino Fundamental II de escolas estaduais de São Paulo, nível de ensino esse organizado sob o regime da Progressão Continuada. A Progressão Continuada, implantada no estado de São Paulo em 1998, demandou diversas mudanças na cultura escolar, particularmente na organização dos tempos de ensinar e de aprender. Afora isso, o final da década de 1990 é marcado por uma série de propostas pedagógicas que procuraram rever o uso do método simultâneo de ensino, e de aulas expositivas, por exemplo. Considerando que o caderno é um material cujo uso esteve por muitos anos associado ao modelo da seriação, de todos escreverem e copiarem ao mesmo tempo, as seguintes questões norteiam a pesquisa: como ele é integrado num contexto de formação que, em tese, sofreu uma reestruturação pedagógica? Qual a função que os alunos atribuem ao caderno? Ou em outras palavras, por que os alunos utilizam o caderno? Tais questões serão investigadas tendo como fontes nucleares os alunos mediante a realização de entrevistas e de seus cadernos. A análise dos cadernos será sistematizada com base nas classificações de Antonio Viñao Frago e das entrevistas terá como referência a ideia de que o caderno é um dispositivo escolar (Chartier, Gvirtz e Viñao Frago, por exemplo). (AU)

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