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A Cultura de Paz como fábula: discursos em movimento no mercado editorial

Processo: 13/10465-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciana Salazar Salgado
Beneficiário:Helena Maria Boschi da Silva
Supervisor: Alice Krieg-Planque
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Est Créteil Val de Marne, França  
Vinculado à bolsa:11/16827-6 - A constituição da fórmula discursiva cultura de paz: circulação e produção dos sentidos, BP.MS
Assunto(s):Espaço público   Mercado editorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação | Cultura de Paz | Espaço Público | Fórmula discursiva | mercado editorial | Análise do Discurso

Resumo

Em nossa pesquisa de mestrado, "A constituição da fórmula discursiva 'cultura de paz': circulação e produção dos sentidos", temos como objetivo analisar o percurso do sintagma "cultura de paz" no espaço público durante o período dos anos 2001 a 2010, declarado pela ONU como a "Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não Violência para as Crianças do Mundo" (UN Resolution A/RES/53/25), tendo como base a proposta teórico-metodológica de Alice Krieg-Planque (2010) acerca da noção fórmula discursiva. A fim de aprofundar esse trabalho, em nosso Projeto Complementar a ser desenvolvido durante a BEPE no Centre d'étude des discours, images, textes, écrits, communication - CÉDITEC, nos propomos a analisar discursivamente o funcionamento do mercado editorial no que diz respeito a publicações que tenham como objeto principal a "cultura de paz". Postas em circulação como objetos técnicos específicos - cartilhas, livros teóricos, coletâneas etc. -, essas obras colaboram para a instauração e a difusão dessa fórmula nos discursos institucionais, com sua inclusão na esfera do poder público. Pretendemos investigar a constituição desses objetos técnicos editoriais, que são, por definição, objetos discursivos cujas especificidades se assentam nas relações que seus processos de edição mantêm com a circulação e a produção dos sentidos que a referida fórmula discursiva abriga. (AU)

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