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A educação ambiental presente nos programas de uso público em Parques Estaduais localizados no Município de São Paulo

Processo: 12/25403-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Luciano Fernandes Silva
Beneficiário:Maíra Arantes Leite Wick
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Educação ambiental   Áreas de conservação   Crise ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:áreas protegidas | Crise ambiental | Educação Ambiental | Gestão Ambiental | unidade de conservação | Educação ambiental

Resumo

Iniciamos a discussão descrevendo, a partir das relações estabelecidas entre sociedade-natureza, as raízes e as causas da origem da chamada crise ambiental. A partir desse panorama, dentro de um contexto sócio-cultural, discorremos sobre como ela influenciou a criação de áreas protegidas e como estas, por sua vez, incorporaram a temática ambiental nos seus programas de uso público. Essas áreas, antes entendidas como locais que deveriam estar isolados da presença humana passam para uma compreensão mais ampla, entendendo o ser humano como peça fundamental para a conservação e preservação dessas áreas. Nesse momento a educação ambiental ganha papel de destaque, sendo compreendida como uma importante ferramenta para mediar esse debate e contribuir com a conservação. Diante desse contexto, nosso objetivo é investigar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a implementação do programa de educação ambiental de algumas áreas protegidas localizadas no município de São Paulo e avaliar se estas práticas correspondem ao que é proposto, a fim de investigar os desafios e contribuições ao se propor um programa educativo para uma área protegida. Entendemos ser a abordagem qualitativa a melhor opção para iniciar essa investigação e dividimos os procedimentos de coleta de dados em três etapas: a primeira compreende a coleta dos documentos oficiais (planos de manejo) dos dois parques estaduais selecionados; a segunda consiste na realização de observações em campo e a última, na realização de entrevistas semi-estruturadas com o gestor da unidade, o coordenador de uso público (se houver) e dois monitores ambientais. Após concluídas todas essas etapas, sistematizaremos e analisaremos os dados coletados com base no método análise de conteúdo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WICK, Maíra Arantes Leite. A educação ambiental presente nos programas de uso público em parques estaduais localizados no município de São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.