Busca avançada
Ano de início
Entree

O riso invade a escola: a comicidade na ampliação do espaço potencial

Processo: 12/21455-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Sandoval Nonato Gomes Santos
Beneficiário:Elderson Melo de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Riso   Comédia   Aprendizagem escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comicidade teatral | Ensino-aprendizagem | Espaço Potencial | riso e risível | Comicidade Teatral

Resumo

Este projeto tem por objetivo principal investigar as transformações vivenciadas por sujeitos que se ponham voluntariamente em contato com estudos introdutórios da comicidade teatral, avaliando os efeitos da inserção do riso e do risível como parte de componente escolar. A pesquisa, de caráter qualitativo, se realizará por meio do método de pesquisa-ação existencial, com dados provenientes de três oficinas que serão desenvolvidas junto a estudantes do Ensino Médio de escolas da rede pública de educação, situadas em bairros carentes do Município de São José dos Pinhais - PR, com conteúdo focado em elementos básicos da comicidade. O principal instrumento de coleta de dados será o Diário de itinerância. Acredita-se que a partir de um contato com o cômico teatral (o riso e o risível), com a miséria humana, com a noção de sujeito incompleto e não divino podem-se criar estados relaxados capazes de conferir o desenvolvimento de confianças necessárias para acesso ao espaço potencial de alunos em processo de formação escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Elderson Melo de. O riso invade a educação: uma (des)proposta para a pedagogia do cômico. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.