Busca avançada
Ano de início
Entree

Definição de um Framework para Avaliação Sistemática de Técnicas de Teste no Contexto de Programação Concorrente

Processo: 13/05046-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Simone Do Rocio Senger de Souza
Beneficiário:Silvana Morita Melo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/23653-5 - Definição de um Design de Estudos Empíricos em Técnicas de Teste para Programas Concorrentes, BE.EP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Teste e avaliação de software   Programação concorrente

Resumo

Várias propostas existem para apoiar o teste de programas concorrentes. De uma maneira geral, as propostas exploram a análise estática ou dinâmica, o paradigma de passagem de mensagem ou memória compartilhada, a linguagem de programação e o uso de padrões. Esses trabalhos tratam de diferentes abordagens de teste como: injeção de falhas, verificação formal, desenvolvimento dirigido a teste, execução controlada, teste de mutação, teste baseado em modelos, teste estrutural, análise simbólica, teste baseado em busca, teste de concorrência probabilística, teste de alcançabilidade e geração de casos de teste. Apesar de existirem diversas soluções, não há ainda um corpo de evidências consolidado que possibilite aos desenvolvedores de aplicações distribuídas na indústria e academia selecionar quais as técnicas, ferramentas e estudos disponíveis, apresentam as melhores relações custo/benefício, quando estes são incorporados à atividade de teste da organização. Este trabalho irá investigar as principais alternativas para a atividade de teste que vêm sendo empregadas no contexto de aplicações concorrentes, a fim de desenvolver um framework para auxiliar a avaliação sistemática dessas técnicas, facilitando a realização de estudos futuros e, principalmente, ajudando os profissionais da academia e da indústria a selecionar a melhor técnica/ferramenta de teste considerando diversos fatores de qualidade como satisfação, custo, eficácia e eficiência.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, SILVANA M.; CARVER, JEFFREY C.; SOUZA, PAULO S. L.; SOUZA, SIMONE R. S. Empirical research on concurrent software testing: A systematic mapping study. INFORMATION AND SOFTWARE TECHNOLOGY, v. 105, p. 226-251, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.
MELO, SILVANA MORITA; DE SOUZA, SIMONE DO ROCIO SENGER; SARMANHO, FELIPE SANTOS; LOPES DE SOUZA, PAULO SERGIO. Contributions for the structural testing of multithreaded programs: coverage criteria, testing tool, and experimental evaluation. SOFTWARE QUALITY JOURNAL, v. 26, n. 3, SI, p. 921-959, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELO, Silvana Morita. Um framework para avaliação sistemática de técnicas de teste no contexto de programação concorrente. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.