Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação e barbárie: o mal-estar contemporâneo

Processo: 13/08855-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Sinésio Ferraz Bueno
Beneficiário:Aline D Império da Mata
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Psicanálise   Mal-estar   Teoria crítica   Teoria freudiana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia da Educação | Psicanálise | Teoria Crítica | Filosofia da educação

Resumo

Em seus estudos sobre o tema da educação, Adorno mobiliza o conceito freudiano de mal-estar na civilização de forma a tentar compreender os obstáculos emocionais presentes para uma educação voltada para a emancipação do indivíduo. Este projeto de pesquisa destina-se a analisar exatamente de que forma Adorno mobiliza esse conceito freudiano de mal-estar em seus textos educacionais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)