Busca avançada
Ano de início
Entree

Elaboração de estratégias de aprendizagem explícita e implícita no desempenho visual e motor em processos decisórios e não-decisórios sob situações de estresse

Processo: 13/09855-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Schor
Beneficiário:Martina Navarro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Atenção visual   Controle motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem implícita | atenção visual | Controle Motor | estresse | habilidade visual | Processos Perceptuais | Processos perceptuais e motores

Resumo

Na grande maioria dos esportes, o tempo disponível para se obter as informações necessárias, processá-las e dar uma resposta é sempre limitado. Uma técnica que pode contribuir a superar essa dificuldade é a automatização de processos decisórios e motores por treinamento via aprendizagem implícita. O processo de aprendizagem implícita, ao contrário da aprendizagem explícita, ocorre sem a consciência da natureza do que se aprendeu. Há duas vantagens em se adotar técnicas de treinamento implícito. A primeira é a rápida e eficiente automatização do processo de rastrear o ambiente em busca de informações. A segunda é tornar o desempenho mais robusto sob situações de estresse. Apesar dos avanços na área, é difícil saber qual a melhor estratégia a ser adotada em dada circunstância. O presente projeto visa investigar os efeitos de duas estratégias de treinamento, aprendizagem implícita e explícita, no desempenho visual-perceptual e motor em tarefa decisória e não-decisória, inicialmente em um contexto esportivo. Para isso, foram planejados dois experimentos que utilizam como paradigma a cobrança de pênalti no futebol. O projeto está integrado às investigações já em andamento no laboratório proponente que vão ao encontro das mais recentes tendências mundiais de treinamento esportivo no aprimorar capacidades visuais e perceptuais. Estão também envolvidos nesse trabalho dois grandes centros mundiais na área, o Visual Attention Lab, Harvard University e o Perceptual Motor Control Laboratory, Vrije Universiteit Amsterdam. Ao final do projeto espera-se poder dispor de ferramentas que possam discernir as situações em que uma estratégia de aprendizado implícito é mais favorável que uma de aprendizado explícito. De particular interesse é determinar se em situações de elevado estresse um treinamento específico pode garantir desempenho visual e motor ótimo. O projeto tem ambição não somente de cunho acadêmico, mas também de possíveis aplicações práticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)