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A Teoria Ator-Rede (TAR) como uma possibilidade de compreensão da história do pensamento geográfico

Processo: 13/05373-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eliseu Savério Sposito
Beneficiário:Jônatas Lima Candido
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/18860-9 - Teoria ator-rede e quantificação em geografia: comparação entre as geografias brasileira e francesa, BE.EP.MS
Assunto(s):Pensamento geográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metodologia da Geografia | Pensamento Geográfico | Teoria Ator-Rede | Epistemologia da Geografia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar eventuais contribuições da Teoria Ator-Rede (TAR) para o estudo e a compreensão da história do pensamento geográfico. Nesse sentido, entende-se que a popularização da concepção de prática científica de Thomas Samuel Kuhn, difundida entre os geógrafos a partir do movimento de renovação da geografia nos anos 1950, apresenta limitações à compreensão do desenvolvimento dessa disciplina, o que cria uma demanda por referenciais que possuam mais recursos interpretativos. Assim, a Teoria Ator-Rede, derivada dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade, pode contribuir para a compreensão da história do pensamento geográfico.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANDIDO, Jônatas Lima. Contribuição da Teoria Ator-Rede (T A-R) para o estudo da construção do conhecimento geográfico: uma leitura da introdução da New Geography no Brasil através da Sociologia das Associações. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.