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Contribuição da Teoria Ator-Rede (T A-R) para o estudo da construção do conhecimento geográfico: uma leitura da introdução da New Geography no Brasil através da Sociologia das Associações

Texto completo
Autor(es):
Jônatas Lima Candido
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2016-03-29.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Eliseu Savério Sposito
Resumo

A Teoria Ator-Rede (T A-R), também denominada Sociologia das Associações, é uma teoria social alternativa à Sociologia e foi criada na segunda metade dos anos 1980 a partir da Sociologia da Ciência. Segundo a T A-R, social é definido como efeito de redes tecidas pelas associações estabelecidas entre atores humanos e não humanos, que também são considerados atores sociais. A agência dos não humanos (objetos) e, portanto, seu reconhecimento como atores, deve-se à compreensão de que atores sociais são definidos enquanto tal na medida em que transformam, traduzem, distorcem e modificam o significado, ou os elementos que veiculam. Ou seja, quando atuam como mediadores. É a atuação dos objetos que permite às associações ampliarem-se no tempo e no espaço. A T A-R estende essa compreensão a todas as instituições, inclusive à Ciência. Assim, compreendendo o conhecimento geográfico dessa forma, a “renovação” da Geografia dos anos 1950 se apresenta como um processo de ordenamento da rede que constitui esse conhecimento, no qual as associações estabelecidas envolveram mediadores, muito além do campo disciplinar, e mesmo científico. O que permitiu a extensão das associações que resultaram na vertente quantitativa da Geografia para além do “mundo” anglo-saxão foi também a mobilização de “meios não sociais” (atores não humanos). No caso da “Nova Geografia” brasileira, tais meios foram representados pelos textos escritos e pelos computadores eletrônicos. (AU)

Processo FAPESP: 13/05373-0 - A Teoria Ator-Rede (TAR) como uma possibilidade de compreensão da história do pensamento geográfico
Beneficiário:Jônatas Lima Candido
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado