Busca avançada
Ano de início
Entree

Sociedade de controle: a computação em nuvem e a modulação de condutas na internet

Processo: 13/09775-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marta Mourao Kanashiro
Beneficiário:Bruno de Mattos Almeida
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia da tecnologia   Computação em nuvem   Internet   Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

A presente pesquisa focaliza as novas tecnologias de informação e comunicação aqui representadas pelo sistema de computação em nuvem, uma nova maneira de organização dos fluxos de informação na internet que dispensa a manutenção de servidores fixos para o armazenamento de dados e aplicativos ou programas essenciais. Do ponto de vista empírico, o objetivo é descrever e analisar esses sistemas e seus atores, aqui constituídos não apenas por seus criadores, mantenedores ou usuários, mas pelas próprias máquinas que abrigam um modo de pensamento atual. A abordagem teórica da pesquisa propõe recuperar a noção de poder e as contribuições de Michel Foucault (2008, 2011) acerca das sociedades de soberania e disciplinares, e de Gilles Deleuze (2010) sobre a sociedade de controle, para analisar a constituição de táticas, técnicas e mecanismos que atravessam e compõem o objeto em questão. O debate sociológico, em especial de anglo-foucaultianos como Nikolas Rose (1999), é essencial para essa reflexão, que numa perspectiva mais ampla vislumbra as relações entre as transformações do capitalismo e a tecnologia hoje. Para fazer emergir os novos embates que caracterizam a atualidade, o projeto pretende partir de uma genealogia das correlações de forças que permeiam esse momento histórico e a computação em nuvem. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Bruno de Mattos. Sociedade de controle : a computação em nuvem e a modulação de condutas na internet. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.