Busca avançada
Ano de início
Entree

Híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais a base de siloxano-poliéter usados em sistemas de liberação controlada de fármacos

Processo: 13/02613-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Eduardo Ferreira Molina
Beneficiário:Beatriz Bernardes Caravieri
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de novos materiais   Processo sol-gel   Liberação controlada de fármacos

Resumo

A capacidade de moldar materiais a partir de componentes orgânicos, inorgânicos, e mesmo bioativos em uma única direção é interessante para desenvolver novos materiais híbridos multifuncionais. Nesses híbridos, a associação das características dos compostos orgânicos e inorgânicos permite obter novos materiais com propriedades únicas como alta resistência mecânica, transparência e flexibilidade, sendo adequado para aplicação em vários campos da ciência e tecnologia, incluindo as da saúde humana. O presente projeto propõe a utilização de híbridos da classe siloxano-poliéter usados em sistemas de liberação controlada de fármacos. Esses híbridos são preparados via processo sol-gel e são baseados em uma rede de sílica contendo uma subfase orgânica que pode fornecer ambos os domínios hidrofílico e hidrofóbico. Além disso, são insolúveis em água e apresentam propriedades únicas como resistência mecânica, transparência e flexibilidade, além de ser um material de grande potencial para várias áreas científicas e tecnológicas. O principal objetivo é avaliar o efeito da incorporação de diferentes concentrações de fármaco modelo (ibuprofeno) em matriz híbrida a base de poliéter (polioxopropileno PPO) e, desta maneira, estudar o mecanismo de transporte envolvido no processo de liberação do fármaco visando obter um material aplicado a área farmacêutica para dosagem oral ou na forma de filmes não suportados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARAVIERI, BEATRIZ B.; DE OLIVEIRA, POLLYANNA F.; FURTADO, RICARDO A.; TAVARES, DENISE C.; NASSAR, EDUARDO J.; CIUFFI, KATIA J.; MOLINA, EDUARDO F. Solubility enhancement of ibuprofen using tri-ureasil-PPO hybrid: structural, cytotoxic, and drug release investigation. Journal of Sol-Gel Science and Technology, v. 72, n. 3, p. 627-636, DEC 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.