Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito do tabagismo crônico e da abstinência na aneuploidia em células da mucosa bucal

Processo: 13/09910-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Janete Dias Almeida
Beneficiário:Bruna Fernandes Do Carmo Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinoma de células escamosas   Aneuploidia   Semiologia

Resumo

O presente trabalho tem como proposição avaliar aneuploidia em células de paciente tabagistas e relacioná-la com a quantidade do carcinógeno consumido. Serão constituídos três grupos, formados por material citológico coletado de pacientes participantes do Programa Ambulatorial de Tratamento de Tabagismo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR-HCFMUSP) e em atendimento ambulatorial na disciplina de Propedêutica Estomatológica do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (ICT-UNESP). Sendo o grupo 1: indivíduos fumantes antes do início do tratamento anti-tabagismo; grupo 2: indivíduos não-fumantes, e grupo 3: indivíduos em tratamento anti-tabagismo com abstinência há 01 ano. Os grupos 2 e 3 serão equivalentes em idade e sexo ao grupo 1. De cada paciente, serão confeccionados 02 esfregaços bilateralmente do assoalho bucal para processamento pela técnica de Feulgen. Os pacientes responderão a um questionário sob a forma de entrevista, onde serão indagados sob frequência e quantidade consumida de cigarros. Para os grupos de pacientes tabagistas, será realizada avaliação do consumo de cigarros será complementada com os dados do escore de Fagerstrom para grau de dependência à nicotina e concentração do monóxido de carbono (CO) do ar expirado, por meio do equipamento mini-smokerlyzer. As amostras serão avaliadas para análise de aneuploidia, se os dados obtidos forem paramétricos, receberão tratamento estatístico pelo teste de análise de variância (ANOVA) e, se não paramétrica, os testes de Kruskall-Wallis e Mann-Whitney.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, CELINA FAIG; OLIVEIRA ALVES, MONICA GHISLAINE; DO CARMO CARVALHO, BRUNA FERNANDES; DE LIMA, THAYNARA ALVES; COUTINHO-CAMILLO, CLAUDIA MALHEIROS; SOARES, FERNANDO AUGUSTO; SCHOLZ, JAQUELINE; ALMEIDA, JANETE DIAS. Is DNA ploidy related to smoking?. JOURNAL OF ORAL PATHOLOGY & MEDICINE, v. 46, n. 10, p. 961-966, NOV 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.