Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que medicina? Calouros e a escolha profissional no contexto do mentoring

Processo: 13/10053-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Patrícia Lacerda Bellodi
Beneficiário:Ana Letícia Fornazieri Darcie
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Estudantes de medicina   Escolha profissional   Pesquisa qualitativa   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | escolha profissional | Estudantes de Medicina | mentoring | Pesquisa Qualitativa | Educação Médica

Resumo

A escolha pela Medicina é determinada por diferentes fatores e pode ter influência no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, incluindo seu bem-estar emocional. Este estudo pretende ampliar e aprofundar a discussão sobre as motivações para uma carreira em Medicina, analisando as razões de escolha profissional apresentadas por calouros, ao longo de uma década (2003-2013), em um programa de mentoring de uma escola médica, o Programa Tutores FMUSP. Trata-se de pesquisa numa abordagem qualitativa, utilizando como método a pesquisa documental. Serão analisados relatórios produzidos pelos tutores (Diário do Tutor) segundo a técnica de análise de conteúdo, com o levantamento de categorias associadas aos objetivos do estudo. Espera-se com este estudo uma caracterização dos principais e atuais determinantes da escolha pela Medicina e, verificando a existência de mudanças nas motivações ao longo do tempo, contribuir para um aprimoramento de ações institucionais dirigidas ao suporte e desenvolvimento do futuro médico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)