Busca avançada
Ano de início
Entree

Modos particulares do pensar, fazer e entender a química: em busca de indicadores em torno da experimentação

Processo: 13/11498-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Paulo Alves Porto
Beneficiário:Anielli Fabiula Gavioli Lemes
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Experimentação   Ensino de química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação Química | experimentação | Filosofia da Química | Ensino de Química

Resumo

Discussões sobre as peculiaridades da Química permeiam tanto as pesquisas sobre o Ensino quanto sobre a Filosofia dessa ciência. O estudo exploratório realizado em nosso trabalho de mestrado apresentou a experimentação e sua relação com o realismo químico como característica marcante da química, em entrevistas com dez doutorandos em química. Essas observações geraram outros questionamentos: Como essa particularidade é construída nas disciplinas iniciais da graduação? Essa característica apresenta diferentes nuances nas diferentes áreas da química? Em busca de possíveis respostas a essas questões, este projeto visa investigar uma amostra de graduandos e professores/pesquisadores de uma disciplina introdutória na graduação em química, atuantes em uma Universidade pública paulista, no que tange aos modos de pensar, fazer e entender aspectos particulares da química relacionados à experimentação. Para essa investigação pretende-se entrevistar professores e alunos, bem como analisar ementa da disciplina, e atividades escritas por alunos nessa disciplina, a fim de tentar compreender os desafios e obstáculos de se incorporar a perspectiva filosófica (da química) na licenciatura em química, no tocante à explicitação dos elementos característicos da química, principalmente, o papel da experimentação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEMES, Anielli Fabiula Gavioli. Evidência não evidente: as explicações em uma disciplina de química geral. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.