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A palavra-corpo: um estudo das vozes que compõem a discursividade do ator

Processo: 13/03573-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Mario Alberto de Santana
Beneficiário:Aline Nunes de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da linguagem   Expressão corporal   Atores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ator-pesquisador | Bakhtin | Discurso Corporal | Ética | Filosofia da Linguagem | Treinamento | Poéticas e linguagens de cena

Resumo

Esta investigação quer refletir sobre a discursividade do ator em cena a partir do conceito de Dialogia dos filósofos do chamado Círculo de Bakhtin. Segundo esse conceito, podemos sugerir que toda palavra enunciada em cena assume três componentes distintas e concomitantes: a componente gestual, a entonacional e a verbal. Da interação dessas componentes é que nasce o sentido do enunciado e o que chamaremos de palavra-corpo. Assim, como em Bakhtin, esta pesquisa considera discurso o resultado da interação dialógica de "vozes". Desse modo, as principais vozes que constituem a palavra-corpo, aqui, são: a voz do "corpo-matéria", a voz do "corpo-imaginário", a voz do "corpo-ideológico" e a voz do "corpo-fé". O diálogo dessas vozes pode vir de uma interação Heteroglóssica (ou Plurilinguista), em que as vozes têm potências diferentes no discurso; ou Polifônica, em que as vozes dialogam em equipotência. Para analisar o processo de composição de tais "palavras", os objetos escolhidos foram os discursos dos intérpretes de "Primus", da Boa Companhia, de Campinas (SP); e "Prometheus - a tragédia do fogo", da paulistana Cia. Teatro Balagan. A finalidade dessa análise é compreender o processo de composição discursiva do ator a partir das técnicas corporais, por meio do jogo e da imaginação, de suas influências culturais, éticas e teóricas e, por fim, por meio de sua relação com a intuição. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Aline Nunes de. A palavra-corpo: um estudo das vozes que compõem a discursividade do ator. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.