Busca avançada
Ano de início
Entree

"Poéticas de corpos duplicados em audiovisualidades performativas: presença e expansão do dispositivo técnico cinematográfico"

Processo: 13/15597-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes do Vídeo
Pesquisador responsável:Patrícia Moran Fernandes
Beneficiário:Carolina Dias de Almeida Berger
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vídeo   Eficiência   Arte e tecnologia   Cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte e tecnologia | cinema | performance | vídeo | Performance Audiovisual

Resumo

Estudo sobre poética de obras de Live Cinema, tendo como problema a teorização de como a configuração tecnológica imprime marcas expressivas nesta forma de produção audiovisual, aqui considerada performativa. Definimos Live Cinema como uma performática, na qual o criador (performer) manipula imagens e sons em tempo real, em um ambiente não padronizado, para um público presente, com diferentes combinações de tecnologia audiovisual. Para realizar a pesquisa, faremos a análise de obras de Live Cinema com o objetivo de detalhar como a configuração técnica de execuções performáticas de obras audiovisuais influencia construção da poética. Trabalharemos também em um experimento próprio de performance audiovisual, intitulada Live Living Cinema, cujo foco é investigar a configuração do dispositivo técnico como técnica que potencialize uma poética documental e cotidiana, em um meio expressivo no qual a difusão e manipulação da obra acontece em tempo real. Focando em como os processos tecnológicos estão presentes na criação, algumas questões relativas à técnica surgirão, pois o problema central da pesquisa é detalhar a construção da poética de artistas que utilizam as tecnologias disponíveis para reinventar as ferramentas e questionar seus usos.A partir de conceitos como o de "Obra aberta", de Umberto Eco, observaremos a relação "produção-obra-fruição", tendo a noção de dispositivo como constituinte da formação das potencialidades expressivas de uma cultura da manipulação de imagens e sons em tempo real. Vamos levantar as principais linhas de força da poética do Live Cinema, arte performática, gestada através de configurações e combinatórias tecnológicas específicas. Desta forma, o projeto visa contribuir com estudos de arte e tecnologia, comunicação e cinema, voltados para as artes audiovisuais contemporâneas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERGER, Carolina Dias de Almeida. O princípio das modalidades de presença poética: da performatividade à formação da mente corporificada no audiovisual. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.