Busca avançada
Ano de início
Entree

Aboutness em Análise Documental de Textos Literários Infanto-Juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo

Processo: 12/24229-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:João Batista Ernesto de Moraes
Beneficiário:Roberta Caroline Vesu Alves
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Resumos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aboutness | Análise Documental de Conteúdo | Percurso Gerativo de Sentido | Resumo | Semiótica Narrativa | Texto Literário Infanto-Juvenil | Análise documental de conteúdo

Resumo

A necessidade de recuperação da informação do texto literário infanto-juvenil levou ao desenvolvimento de pesquisa que abordou a identificação de temas, considerando aboutness e a etapa analítica da análise documental de conteúdo. No entanto, torna-se necessário efetivar os meios de recuperação da informação com a etapa sintética da análise documental de conteúdo, oferecendo produtos informacionais adequados. Diante disso, verifica-se o problema de como representar o conteúdo da literatura infanto-juvenil, considerando o aboutness. A hipótese para responder ao problema consiste na elaboração de metodologias para construção de resumos, que representem adequadamente o conteúdo. Como tese afirma-se que o aboutness proveniente da análise textual e do percurso gerativo de sentido pode oferecer estratégias para metodologias de elaboração de resumos. E como proposição pretende-se analisar o aboutness e o percurso gerativo de sentido para o desenvolvimento de etapa sintética, elaborando metodologias de condensação e representação de resumos. A metodologia para o desenvolvimento teórico da pesquisa consiste em estudo exploratório, como também aplicação das metodologias elaboradas para construção de resumos em amostra. Por isso, o objetivo deste projeto consiste em analisar o aboutness, que pode ser entendido por meio do percurso gerativo de sentido, como subsídio para a representação de resumos de textos ficcionais. Assim, espera-se oferecer métodos adequados para representação, considerando a própria estrutura e temática advinda do texto, e respeitando o que o texto contém para a elaboração de resumos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Roberta Caroline Vesu. Aboutness em Análise Documental de textos literários infanto-juvenis: perspectivas para o aprimoramento da representação de conteúdo. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.