Busca avançada
Ano de início
Entree

Internacionalização de empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte: análise do perfil e das estratégias de atuação

Processo: 13/19293-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Giuliana Aparecida Santini Pigatto
Beneficiário:Fernanda Bergamo Calderari
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Internacionalização de empresas   Estratégia organizacional   América do Norte   Europa   Comércio internacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América do Norte | Empresas Brasileiras | Estratégias | Europa | Internacionalização | mercados desenvolvidos | internacionalização de empresas

Resumo

A expansão da economia de empresas brasileiras através da internacionalização tem se tornado evidente, desde a década de 1990, mas foi principalmente na última década, que os fluxos de saída de investimento direto passaram a ganhar maior importância. E esse movimento passou a incluir a disputa pelas empresas brasileiras da liderança global em suas áreas de atuação, a maior abrangência do processo em termos de empresas e setores, mudanças em estratégias etc. De modo complementar, também houve a maior diversificação das estratégias de internacionalização em mercados desenvolvidos e mais distantes geograficamente. Isso pode ser notado com o aumento de participação de 9% em 2001, para 36% em 2011, dos investimentos diretos brasileiros em mercados mais desenvolvidos, como Europa, América do Norte (principalmente) e Ásia (em relação ao total de Investimento Brasileiro Direto). O objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo de internacionalização das empresas brasileiras em mercados da Europa e América do Norte. De modo específico busca-se conhecer o perfil de atuação dessas companhias, em termos de segmentos e estratégias utilizadas por elas para o alcance desses mercados. A pesquisa será de natureza qualitativa, de caráter descritivo-documental, analisando-se as 10 empresas de maior índice de regionalidade para as regiões da América do Norte e Europa. Os resultados serão analisados e trabalhados por meio de medidas descritivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)