Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização hidrogeológica e gerenciamento de recursos hídricos em aquíferos cársticos, município de Sete Lagoas (MG)

Processo: 13/22139-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Ricardo César Aoki Hirata
Beneficiário:Paulo Henrique Ferreira Galvão
Supervisor: Todd Halihan
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Oklahoma State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/12846-9 - Caracterização hidrogeológica e implantação de um modelo de gestão de recursos hídricos subterrâneos para aquíferos cársticos, no município de sete lagoas (mg), BP.DR
Assunto(s):Hidrogeologia   Recursos hídricos   Aquíferos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquíferos Cársticos | hidrogeologia | recursos hídricos | Hidrogeologia

Resumo

O município de Sete Lagoas (MG) tem enfrentado um forte e acelerado crescimento populacional e econômico, agravando os problemas decorrentes do aumento da demanda por água, que é extraída de um sistema aquífero cárstico, como aqueles associados à restrição no abastecimento público, à contaminação do solo e do aquífero, e às reduções de vazão aos cursos de água superficial. Assim, o objetivo desse projeto de doutorado é o de desenvolver um modelo de gestão dos recursos hídricos subterrâneos em aquíferos cársticos, a fim de otimizar o abastecimento público e privado, reduzindo os possíveis impactos sociais e ambientais, estabelecendo recomendações para um melhor planejamento da ocupação urbana. Os resultados adquiridos, até o momento, por meio de trabalhos de campo, testes de bombeamento e análises químicas (parâmetros físico-químicos, incluindo análise de cátions e ânions), permitiram o desenvolvimento do modelo hidrogeológico conceitual. A próxima etapa de atividade inclui o intercâmbio no Boone Pickens School of Geology, na Universidade de Oklahoma (EUA), um grupo de pesquisa com importante e reconhecida experiência em pesquisas em recursos hídricos em ambientes cársticos. O principal objetivo é adquirir o suporte técnico-científico para as interpretações de dados e a utilização das facilidades do laboratório de geoquímica. Primeiramente, os resultados esperados pelo intercâmbio são o melhoramento do modelo conceitual e o suporte adicional ao desenvolvimento do modelo de gerenciamento de recursos hídricos, que vai trazer substanciais contribuições acadêmicas para a tese de doutorado. Em segundo lugar, haverá participação em cursos avançados em hidrogeologia, trabalho de campo e técnicas laboratoriais e a participação em outros projetos com o mesmo assunto abordado na tese. Junto a isso, o intercâmbio permitirá o melhoramento do idioma inglês (fala e escrita), considerado o idioma científico. O intercâmbio tem previsão de se iniciar em março de 2014, com duração de 1 ano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)