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O que adquirem quando compram discos? Etnografia das feiras de discos de vinil na cidade de São Paulo

Processo: 13/19288-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:José Guilherme Cantor Magnani
Beneficiário:Michel de Paula Soares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Cultura material   Sociabilidade   Indústria fonográfica   Entrevista   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antropologia do consumo | antropologia urbana | cultura material | Etnografia | Indústria Fonográfica | Antropologia do consumo em contexto urbano

Resumo

O disco de vinil substituiu o formato em 78rpm, alcançando a hegemonia como principal produto do mercado fonográfico brasileiro durante os anos 60 e 70 do século passado. Contudo uma nova mudança iniciou-se nos anos 90 com a chegada do formato em CD (sigla para Compact Disc), projetando a substituição do LP (sigla para Long Play, sendo amplamente utilizada em português para designar o disco de vinil). Passados aproximadamente quinze anos da quase extinção deste, evidenciada pelo fechamento das fábricas de produção em escala mundial e pela retirada dos LP's em sua quase totalidade das grandes redes varejistas, a circulação de discos de vinil ganha força novamente nos últimos anos, incentivando alguns lojistas e colecionadores a organizarem Feiras regulares na cidade de São Paulo para a compra, venda e troca de discos. A presente pesquisa será realizada através do método etnográfico - observação participante, conversas e entrevistas - possibilitando examinar processos reais de consumo e pretende identificar, para além de um mercado de bens simbólicos, qual a importância para as relações sociais e para a formação de uma identidade cultural o consumo de LP's, durante as Feiras de discos de vinil, possui para os atores envolvidos (frequentadores destas Feiras, consumidores, vendedores, colecionadores, curiosos, entre outros) para verificar se estas relações permitem a construção de uma rede de sociabilidade que vai estabelecer seu próprio circuito pela cidade de São Paulo, perpetuando-se para além das Feiras.

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