Busca avançada
Ano de início
Entree

Kinetoscopes: aparelhos e imagens audiovisuais

Processo: 13/06283-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes
Pesquisador responsável:Almir Antonio Rosa
Beneficiário:Sally Julieth Galvis Guzmán
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/12462-1 - O aparelho sensível, BE.EP.MS
Assunto(s):Artes plásticas   Cinema experimental   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aparelho de reprodução audiovisual | Artes Plásticas | Cinema experimental | imagem em movimento | interdisciplinar | Meios Audiovisuais

Resumo

A percepção audiovisual é a atividade cognitiva por meio da qual captamos e processamos os estímulos externos. No entanto, e apesar de se valer de estruturas tão precisas como o olho e o ouvido, se trata de um processo potencialmente manipulável, que dá conta da natureza influenciável do sujeito. A autenticidade dos estímulos audiovisuais é abstrata e é susceptível de pré-produção, quer dizer, que se à atividade dos órgãos e às transmissões neuronais necessárias para completar um processo perceptivo, acrescentarmos predeterminações psicofisiológicas e estímulos que não existem de forma física, acontecerão fenômenos de movimento ilusório , nos quais o indivíduo percebe atividade cinética onde não há. Este tipo de fenômeno é bem conhecido no campo audiovisual, pois fundamenta práticas como a animação e o cinema e o seu estudo possibilita a evolução de novas teorias e tecnologias. Com a finalidade de conhecer os limites audiovisuais e perceptivos destas reflexões (inseridos dentro das práticas artísticas contemporâneas), proponho este projeto de criação experimental que visa decompor/ (re)construir/ (de)construir/ (re)criar aparelhos mecânicos que reproduzam imagens audiovisuais (imagem e som). Todas estas explorações interdisciplinares buscam, por meio de uma intervenção técnica e poética, reafirmar o caráter fictício do movimento audiovisual e definir os conceitos e as relações mais relevantes entre psicofisiologia, arte e tecnologia, assim como a sua importância na produção de imagens e dispositivos audiovisuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUZMÁN, Sally Julieth Galvis. Kinetoscopes, aparelhos e imagens audiovisuais. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.