Busca avançada
Ano de início
Entree

Fototerapia na performance e recuperação muscular pós-exercício: Efeito da combinação de diferentes fontes de luz

Processo: 13/06782-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ernesto Cesar Pinto Leal Junior
Beneficiário:Fernanda Colella Antonialli
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Vergueiro. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52404-0 - Laserterapia de baixa potência na fadiga muscular e recuperação muscular pós-exercício: parâmetros ideais de aplicação e efeitos em exercício de longa duração, AP.JP
Assunto(s):Fadiga muscular   Laser de baixa intensidade   Terapia a laser de baixa intensidade

Resumo

Estudos recentes envolvendo fototerapia tem demonstrado resultados positivos no retardo da fadiga do muscular e na recuperação de marcadores bioquímicos relacionados a recuperação muscular quando essas terapias foram aplicadas previamente ao exercício. Contudo, diversos fatores ainda permanecem desconhecidos, tais como: doses e parâmetros ideais de aplicação, mecanismos de ação, os efeitos em exercícios de longa duração, e os efeitos em longo prazo na recuperação muscular esquelética. Da mesma maneira, ainda não é totalmente conhecido os efeitos da combinação de diferentes fontes de luz (lasers e LEDs) sobre a performance e recuperação muscular pós-exercício. Com estes fatores em mente, o presente projeto de pesquisa tem como objetivos: Avaliar os efeitos a longo prazo da fototerapia com a combinação de diferentes fontes de luz sobre a performance e a recuperação muscular pós-exercício. Será realizado um ensaio clínico randomizado, placebo-controlado e duplo-cego, com a participação voluntária de indivíduos saudáveis. Analisaremos parâmetros relativos ao desempenho físico dos voluntários (pico de torque / contração voluntária máxima - CVM), dor muscular tardia (DMT), e o marcador bioquímico de dano muscular (CK). As análises serão realizadas previamente aos protocolos de exercício, 1 minuto após, e após 1, 24, 48, 72 e 96 horas do término do protocolo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIALLI, FERNANDA COLELLA; DE MARCHI, THIAGO; TOMAZONI, SHAIANE SILVA; VANIN, ADRIANE AVER; GRANDINETTI, VANESSA DOS SANTOS; VICENTE DE PAIVA, PAULO ROBERTO; PINTO, HENRIQUE DANTAS; MIRANDA, EDUARDO FOSCHINI; CAMILLO DE CARVALHO, PAULO DE TARSO; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR. Phototherapy in skeletal muscle performance and recovery after exercise: effect of combination of super-pulsed laser and light-emitting diodes. Lasers in Medical Science, v. 29, n. 6, p. 1967-1976, NOV 2014. Citações Web of Science: 46.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.