Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação de raios cósmicos em diferentes escalas de tempo e sua variação com eventos transitórios

Processo: 13/20876-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Emilia Correia
Beneficiário:Edith Tueros Cuadros
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade solar   Raios cósmicos   Erupção solar   Tempestades geomagnéticas   Complejo Astronómico El Leoncito (CASLEO)

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar a variação da intensidade dos raios cósmicos de baixa energia relacionados com os efeitos transitórios. A intensidade dos raios cósmicos na superfície da Terra muda com o tempo e mostra variações relacionadas com o ciclo solar de 11 anos e os fenômenos de curta duração como os flares e Ejeções de Massa Coronal (CME's) que podem causar efeitos na Terra. Alguns estudos tem mostrado que a intensidade dos raios cósmicos também é afetada por fenômenos atmosféricos, apresentando variações com a temperatura e pressão. Aqui se utilizam os dados de raios cósmicos detectados com o experimento CARPET operando no Complexo Astronomico El Leoncito nos Andes Argentinos, com o objetivo de se estudar sua modulação de longo período associada ao ciclo de 11 anos da atividade solar, bem como com variações de médio e curto prazo relacionadas as variações sazonais na temperatura e pressão atmosférica e transientes solares.