Escritos sobre fenomenologia da percepção: espacialidade, corpo, intersubjetividad...
A estruturação autóctone do sentido perceptivo: dissonâncias entre Merleau-Ponty e...
Alteridade e expressão em Merleau-Ponty: contribuições para a psicologia
Processo: | 13/21869-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2014 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2015 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Débora Cristina Morato Pinto |
Beneficiário: | Gustavo Luis de Moraes Cavalcante |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia contemporânea Fenomenologia (filosofia) Alteridade |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | alteridade | fenomenologia | filosofia contemporânea | Merleau-Ponty | Teoria do Conhecimento | Fenomenologia |
Resumo O grande interesse de Maurice Merleau-Ponty, tanto pela filosofia moderna como pelas novas teorias da psicologia (e da psicanálise) de sua época, e claro, por seu diálogo com os filósofos contemporâneos, mostra como este fenomenólogo entendia a filosofia, esta sendo sempre algo inacabado e em constante transformação. Merleau-Ponty propõe pensar novas teorias que pudessem unir a filosofia com as novas descobertas da psicologia, além de encontrar novas respostas a antigos problemas postos pela filosofia, como por exemplo, a dualidade cartesiana. Através de um estudo do livro "Fenomenologia da Percepção (1945/2006)" de autoria de Merleau-Ponty, buscaremos entender os argumentos usados contra a psicologia clássica e contra alguns filósofos modernos como, por exemplo, Descartes, filósofo o qual Merleau-Ponty deu grande atenção e as críticas a este autor o fez pensar e encontrar o seu cogito tácito. Ao mostrarmos essa argumentação e explicar essa filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty, buscaremos encontrar a fundamentação de uma teoria do conhecimento e como o conhecimento se dá e seus passos, partindo do primeiro contato com o algo a ser apreendido até se chegar a um conhecimento verdadeiro deste algo, se isso for possível, um conhecimento realmente verdadeiro, se isso for possível, então o que nós dará essa certeza e como se dará esse conhecimento, sendo estes os pontos principais a serem tratados neste trabalho. Para essa fundamentação discutiremos a explicação do que o filósofo entende ser a percepção e o papel central desta para o conhecimento humano; o corpo; e o papel do outro e do mundo em nosso conhecimento, pois como sempre estamos em situação, ou seja, vivemos no mundo, estes(o outro e o mundo) devem fazer parte de nós. (AU) | |
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