Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese via polimerização em massa in situ de nanocompósitos poliméricos de poli(amida)6 e poli(metacrilato de metila) com hidroxissais lamelares.

Processo: 13/14981-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Rodrigo Botan
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos

Resumo

Nanocompósitos poliméricos podem ser definidos como a combinação de uma fase polimérica continua (matriz) e de outro material (reforço), sendo que pelo menos uma de suas dimensões apresenta escala nanométrica. Atualmente a síntese e caracterização de nanocompósitos poliméricos atrai consideravelmente a atenção da indústria e academia. Este interesse está baseado principalmente nas consideráveis melhoras em propriedades mecânicas, térmicas e físicas, obtidas nestes materiais com uma pequena quantidade de reforço, geralmente com um valor máximo de 5% em peso, quando comparados a polímeros puros e compósitos tradicionais. Este projeto tem como objetivo sintetizar in situ novos (inéditos) nanocompósitos poliméricos de poli(amida)6 e poli(metacrilato de metila) com hidroxissais lamelares. A síntese in situ destes nanocompósitos será via polimerização em massa. Depois de sintetizados estes materiais serão caracterizados com a finalidade de verificar se ocorreu a efetiva síntese dos nanocompósitos e qual a estrutura (morfologia) obtida. Para tais caracterizações serão utilizadas as técnicas de difração de raios x, de espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier e de microscopia eletrônica de transmissão. Propriedades mecânicas, térmicas, de flamabilidade (queima), absorção de água e massas molares destes novos nanocompósitos também serão estudadas com o objetivo de analisar os ganhos obtidos para estes novos nanocompósitos quando comparados aos polímeros puros, bem como para suas aplicações. Para estudos destas propriedades serão feitos ensaios de análise térmica dinâmico-mecânica, ensaios de tração, análise termogravimétrica, ensaios de flamabilidade, ensaios de absorção de água e cromatografia de permeação em gel. A síntese destes nanocompósitos poliméricos possibilitará a descoberta e o desenvolvimento de um novo tipo de nanocompósitos, os quais poderão apresentar aplicações em diversos campos da ciência e tecnologia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)