Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimerização em massa para a síntese de nanocompósitos poliméricos usando hidróxidos sais lamelares (HSL)

Processo: 11/05452-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Liliane Maria Ferrareso Lona
Beneficiário:Samara Boaventura de Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reatores químicos   Polimerização   Nanocompósitos

Resumo

Nos últimos anos, o estudo dos nanocompósitos de matriz polimérica vem crescendo acentuadamente. Esses materiais exibem melhores propriedades mecânicas, térmicas, de permeabilidade a gases, entre outras, quando comparados aos materiais tradicionais. Para a síntese dos nanocompósitos, a polimerização in situ é particularmente interessante, uma vez que possibilita uma distribuição mais homogênea do reforço inorgânico na matriz orgânica, o que é fundamental para a preparação de materiais de alta qualidade. Nesta pesquisa será feita uma investigação da síntese in situ de nanocompósitos poliméricos de estireno reforçados com hidroxissais lamelares (HSL), uma vez que a pesquisa relacionada à síntese de nanocompóistos poliméricos usando este tipo de reforço é praticamente inexistente. As polimerizações in situ serão realizadas usando polimerização em massa conduzida em ampolas. As argilas sintéticas serão caracterizadas por diferentes métodos, incluindo difração de Raios-X (DRX) e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Propriedades importantes dos nanocompósitos serão investigadas e comparadas com as do polímero convencional por meio, por exemplo, de difração de Raios-X (DRX), espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia eletrônica de transmissão (MET), calorimetria diferencial de varredura (DSC), análise termogravimétrica (TGA), análises usando máquina universal de tração, análise dinamomecânica e análise de transição vítrea e/ou ponto de fusão (DSC). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMARA BOAVENTURA DE MORAES; RODRIGO BOTAN; LILIANE MARIA FERRARESO LONA. Síntese e caracterização de nanocompósitos de poliestireno/hidroxissal lamelar. Química Nova, v. 37, n. 1, p. 18-21, 2014.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Samara Boaventura de. Polimerização em massa para a síntese de nanocompósitos poliméricos usando hidroxissais lamelares (HSLs). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Química Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.