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Adaptação para o português do teste de habilidades pragmáticas de Shulman

Processo: 13/18197-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Gabrielle Sauini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psiquiatria infantil   Comunicação   Habilidades sociais   Tradução   Pragmática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aspectos funcionais da comunicação | Avaliação da pragmática | Comunicação | pragmática | Psiquiatria infantil

Resumo

A pragmática é uma perspectiva que envolve diversas habilidades de comunicação e depende, entre outros fatores, do contexto social em que o indivíduo está inserido. A avaliação baseada nesse aspecto vem sendo utilizada como ferramenta para obtenção de informações significativas para caracterizar os diversos tipos de alterações de linguagem. Atualmente, são utilizados no Brasil o ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática (Andrade et al, 2000), o Protocolo de Observação Comportamental (Hage & Zorzi, 2004), e a proposta de avaliação de Lopes-Herrera (2009). O Test of Pragmatic Skills (Shulman, 1986) é um teste de fácil aplicação, composto por quatro tarefas avaliativas que se utilizam de materiais simples e comuns às crianças, e tem como objetivo principal verificar a intenção conversacional da criança. Notando-se a importância de instrumentos internacionalmente reconhecidos, tanto para a clínica quanto para pesquisas, aplicáveis no Brasil, o objetivo deste estudo é aplicar a versão traduzida do TOPS-R, autorizada pelo autor. (AU)

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