Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de leitura e literatura infantil: contribuições para a formação da compreensão leitora em crianças de idade pré-escolar

Processo: 13/24709-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
Beneficiário:Yngrid Karolline Mendonça Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Literatura infantojuvenil   Ensino e aprendizagem   Leitura e escrita   Pré-escolar   Estratégias de ensino-aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estratégias de Leitura | Formação de leitores na idade pré-escolar | Literatura Infantil | Leitura e Escrita

Resumo

Ao agrupar as palavras-chave livros, literatura infantil, estratégias de leitura e formação de leitores na idade pré-escolar já delimito a presente pesquisa, que tem como objetivo, o uso das Estratégias de Leitura como metodologia de atividade literária com o acervo do PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) destinados à Educação Infantil. Esse objetivo surge da necessidade de repensarmos a educação literária ofertada aos pequenos, e também, por acreditar que a Literatura Infantil juntamente com a abordagem das estratégias de leitura possa contribuir para um trabalho que beneficie o desenvolvimento da atitude leitora nos pequenos. A pesquisa será realizada em uma turma de 5/6 anos de uma escola da rede municipal de Marília, partindo da hipótese que as crianças se sentirão mais confiantes e instigadas a participar da leitura se souberem que podem intervir na história (predizendo, visualizando, inferindo, fazendo conexões, etc, sem necessariamente focar nomenclaturas) atentas às ilustrações, ao encadeamento da história, às falas dos personagens, à trama da narrativa. A investigação prevê dois momentos articulados aos objetivos da pesquisa. O primeiro que consiste em observar o modo como o professor faz a mediação da leitura com as crianças e constatar como e se sentem motivadas a participarem da atividade literária, e em que medida este trabalho impacta na sua formação leitora. Já o segundo consiste em minha intervenção na sala de aula em parceria com a professora da turma, mediando a atividade literária no uso das estratégias de leitura com vistas a contribuir para a apropriação formação de crianças leitoras já na Educação Infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)