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A Ordem dos Livros Didáticos: Critérios para a adoção de textos didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Processo: 13/18821-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vivian Batista da Silva
Beneficiário:Eduardo Perioli Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Didática   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didática | livro didático | Pnld | Cultura Escolar

Resumo

Este projeto propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A pesquisa deverá analisar o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) mais recente, que foi publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Poderíamos perguntar como os documentos oficiais impõem uma "ordem" aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990), já que ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de propor a articulação entre questões que envolvem a adoção de obras didáticas atualmente e aquelas relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais de seus autores e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares. Nessa perspectiva, o projeto poderá se beneficiar de importantes análises já desenvolvidas sobre o livro didático, dentre as quais podemos citar os trabalhos de Choppin (2004), Chervel (1990), Silva e Correia (2004), Mantovani (2009), Munakata (1997) e Razzini (2000).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERIOLI JUNIOR, Eduardo. A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.