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A ordem dos livros didáticos: critérios para a adoção de textos didáticos de língua portuguesa no ensino médio

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Perioli Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Vivian Batista da Silva; Rita de Cassia Gallego; Decio Gatti Junior
Orientador: Vivian Batista da Silva
Resumo

Esta dissertação propõe um estudo sobre a construção de critérios atualmente utilizados para a adoção de livros didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Toma-se como objeto e fonte de estudo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) publicado em 2012, investigando de que maneira esse texto expõe os critérios para aprovar títulos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, como os documentos oficiais impõem uma ordem aos livros, no sentido sugerido por Roger Chartier (1990). Ao estabelecer as condições para a aprovação, o PNLD acaba por ordenar também a escrita e a edição dos títulos que recomenda. Não se poderia deixar de articular questões que envolvem a adoção de obras didáticas com as questões relativas aos currículos de língua portuguesa do Ensino Médio, às trajetórias profissionais dos avaliadores do Programa e às necessidades postas pelo mercado editorial, pois esses aspectos são imprescindíveis para compreender o livro didático como produto e, ao mesmo tempo, produtor de iniciativas editoriais e escolares. (AU)

Processo FAPESP: 13/18821-0 - A Ordem dos Livros Didáticos: Critérios para a adoção de textos didáticos de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Beneficiário:Eduardo Perioli Junior
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado