Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de reprodução e distribuição da variabilidade genética de Myracrodruon urundeuva (F.F. & M.F. Allemão) em diferentes biomas

Processo: 13/24503-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Mario Luiz Teixeira de Moraes
Beneficiário:Danilla Cristina Lemos Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Aroeira   Melhoramento genético   Repetições de microssatélites

Resumo

A aroeira, Myracrodruon urundeuva, é uma espécie arbórea de reconhecido valor econômico, devido à extraordinária durabilidade e resistência de sua madeira, além de seu uso farmacológico. A despeito da ampla distribuição geográfica dessa espécie no Brasil, a alta taxa de fragmentação dos seus habitats levou-a à categoria de "em extinção". A redução, o isolamento e a limitação de habitats para re-colonização e expansão das populações promovem a perda de variabilidade genética por deriva genética. Esse trabalho será realizado com o objetivo de avaliar a variação genética retida em progênies de aroeira que compõem a coleção de germo¬plasma da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/UNESP), em Selvíria-MS, Brasil, de modo a possibilitar a ampliação da base genética, recombinação da variabilidade e produção de sementes para reflorestamentos. Pretende-se caracterizar a estrutura e a diversidade genética e o sistema de cruzamento de quatro populações, oriundas de diferentes Biomas, e estimar a endogamia, a coancestria e o tamanho efetivo das mesmas, por meio de marcadores moleculares do tipo microssatélites (SSR), associados à avaliação de caracteres quantitativos (silviculturais). As informações obtidas com este estudo serão úteis para fins de conservação e melhoramento genético da espécie, como também para seleção de matrizes potenciais para recuperação ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS SOUZA, DANILLA CRISTINA; ROSSINI, BRUNO CESAR; DE SOUZA, FRANCINE BEATRIZ; SEBBENN, ALEXANDRE MAGNO; MARINO, CELSO LUIS; TEIXEIRA DE MORAES, MARIO LUIZ. Development of microsatellite markers for Myracrodruon urundeuva (FF & MF Allemao), a highly endangered species from tropical forest based on next-generation sequencing. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 45, n. 1, p. 71-75, FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Danilla Cristina Lemos. Sistema de reprodução e distribuição da variabilidade genética de Myracrodruon urundeuva (F.F. & M.F. Allemão) em diferentes biomas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.