Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais.

Processo: 13/03001-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira
Beneficiário:Renata Pighinelli Dallaqua
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Doenças inflamatórias intestinais   Qualidade de vida   Capacidade funcional

Resumo

As doenças inflamatórias intestinais (DII) são doenças crônicas, de etiologia multifatorial, capazes de desenvolver uma reação inflamatória na mucosa digestiva de natureza imunológica. As manifestações mais frequentes das DII são a Retocolite Ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DC). Avaliar a qualidade de vida de seus portadores é pertinente e necessário, considerando que a intensidade e cronicidade dessas doenças podem trazer implicações psicossociais na vida dos pacientes. Associado a um crescente aumento na prevalência das DII observa-se que esses doentes apresentam sintomas depressivos, ansiedade, inibição e instabilidade emocional que geram grande sofrimento e podem limitar ainda mais sua capacidade funcional, comprometendo sua qualidade de vida. Será desenvolvido um estudo de corte transversal, no qual serão avaliados 53 portadores de DC e 53 portadores de RCU atendidos no ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital das Clínicas de Botucatu (SP). Serão utilizados: formulário padronizado para obtenção de dados sociodemográficos e clínicos. O Escore de Mayo e o Índice de Atividade da Doença de Crohn (CDAI), serão empregados para avaliação da atividade clínica da RCU e DC, respectivamente. Sintomas depressivos e de ansiedade serão avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), e o The Medical Outcomes Study 36 item Short-Form Health Survey (SF-36) e o Inflammatory Bowel Disease Questionnaire (IBDQ) deverão avaliar a qualidade de vida. A capacidade funcional e percepção da doença serão avaliadas pela Escala de Karnofsky e Questionário de Percepção da Doença - Brief (B-IPQ). Pretende-se que este trabalho forneça informações que possam contribuir para maior conhecimento dos aspectos psicossociais dos portadores das DII e planejamento de intervenções para desenvolver o enfrentamento da doença, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.Palavras-Chaves:Doenças Inflamatórias Intestinais, Qualidade de Vida, Capacidade Funcional, Percepção da doença, Ansiedade e Depressão.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DALLAQUA, Renata Pighinelli. Qualidade de vida e capacidade funcional em pacientes com doenças inflamatórias intestinais. 2015. 123 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.