Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo e Desenvolvimento de Métodos de Acesso Métrico Utilizando Agrupamento Semântico de Dados

Processo: 13/21378-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Agma Juci Machado Traina
Beneficiário:Jessica Andressa de Souza
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/24602-5 - Impulsionar a aplicabilidade de métodos de acesso métrico, BE.EP.DR
Assunto(s):Banco de dados   Mineração de dados

Resumo

O aumento expressivo tanto da quantidade quanto da variedade de dados disponíveis para análise tem alavancado a necessidade do desenvolvimento de metodologias que permitam o entendimento, o processamento e a sumarização de dados de maneira rápida e automática. Um recurso que tem se mostrado fundamental para obter entendimento e conhecimento a partir de grandes porções de dados está relacionado à organização desses dados em grupos pela síntese do que é comum. Dentre as técnicas utilizadas em mineração de dados para auxílio à análise de dados por síntese está a de Detecção de Agrupamentos de Dados. Essa técnica tem como objetivo agrupar os dados em grupos de elementos similares com base em características intrínsecas (medidas ou percebidas) destes dados. O desenvolvimento desse tipo de técnica já foi largamente explorado na literatura. Entretanto, os algoritmos de agrupamentos que empregam estratégias de otimização, para suporte a detecção de agrupamentos de maneira escalável em grandes conjuntos de dados nem sempre correspondem ao particionamento mais adequado. Isso se deve ao fato da estratégia adotada por esses algoritmos ser baseada em um processo não supervisionado. Assim, a proposta de trabalho apresentada neste projeto pretende contribuir para o tratamento dessa questão, abordando o estudo e o desenvolvimento de estratégias que resultem em agrupamentos de melhor qualidade semântica. Para tanto, deverão ser explorados o desenvolvimento de novas políticas de construção de métodos de acesso métricos, para a otimização de algoritmos de detecção de agrupamentos de dados, e a incorporação desses algoritmos em Sistema de Gerenciamento de Bases de Dados (SGBD).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Jessica Andressa de. Agrupamento de dados complexos para apoiar consultas por similaridade com tratamento de restrições. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.