Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um programa de intervenção em Terapia Cognitiva Processual em pacientes com Transtorno de Ansiedade Social.

Processo: 13/19263-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Kátia Alessandra de Souza Caetano
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/18937-4 - Semelhanças e diferenças entre uma intervenção em Terapia Cognitiva Processual e uma intervenção tradicional em Terapia Cognitivo-Comportamental para o Transtorno de Ansiedade Social, BE.EP.DR
Assunto(s):Terapia cognitivo-comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escalas de Ansiedade | Processamento Cognitivo | Terapia Cognitiva Processual | transtorno de ansiedade social | viés atencional | Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

Os transtornos de ansiedade entre as psicopatologias mais comuns na população em geral, sendo o transtorno de ansiedade social (TAS) o mais frequente. A literatura tem demonstrado que indivíduos diagnosticados com TAS apresentam um viés atencional no processamento cognitivo, sendo mais propensos a interpretar estímulos sociais ambíguos de maneira ameaçadora. A Terapia Cognitiva Processual (TCP) é uma nova abordagem dentro do campo da Terapia Cognitivo-Comportamental e tem como principal objetivo auxiliar os pacientes a identificar e modificar suas crenças centrais disfuncionais. Algumas pesquisas têm demonstrado a efetividade da TCP no tratamento tanto da fobia social, como de diferentes transtornos. Entretanto, por ser uma abordagem desenvolvida recentemente, são necessários novos estudos que objetivem avaliar sua eficácia. O objetivo geral do presente trabalho é propor e avaliar um programa de intervenção individual em TCP em pacientes com TAS, visando investigar seus efeitos sobre o viés atencional e comparar os resultados com um grupo de participantes diagnosticados com TAS, sem, entretanto, receber intervenção e com um grupo de participantes sem TAS. A intervenção será avaliada em 3 momentos por um avaliador externo a pesquisa: no pré-teste; na metade da intervenção; e no pós-teste. Serão selecionados 60 participantes que serão distribuídos nos seguintes grupos: 20 participantes diagnosticados com TAS que receberão 16 sessões de intervenção em TCP; 20 participantes com TAS que não receberão intervenção inicialmente; e 20 participantes sem diagnóstico de TAS. Os participantes com TAS serão distribuídos de forma randômica entre as condições com e sem intervenção, sendo tal procedimento realizado por outro observador externo a pesquisa. Após a avaliação pós-teste, será oferecido tratamento para os participantes com TAS que foram designados para o grupo sem intervenção, sendo novamente avaliados após o fim do tratamento. Os resultados obtidos serão analisados a partir da estatística paramétrica e não-paramétrica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEUFELD, CARMEM BEATRIZ; PALMA, PRISCILA C.; CAETANO, KATIA A. S.; BRUST-RENCK, PRISCILA G.; CURTISS, JOSHUA; HOFMANN, STEFAN G.. A randomized clinical trial of group and individual Cognitive-Behavioral Therapy approaches for Social Anxiety Disorder. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY, v. 20, n. 1, p. 29-37, . (13/19273-7, 13/19981-1, 13/19263-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAETANO, Kátia Alessandra de Souza. Eficácia da terapia cognitiva processual no tratamento do transtorno de ansiedade social: avaliação de um ensaio clínico randomizado. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.