Busca avançada
Ano de início
Entree

Tchekhov e a cena brasileira - do subtexto à interpretação do texto

Processo: 13/25684-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Beneficiário:Carolina Martins Delduque
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia   Encenação   Teatro brasileiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A | Dramaturgia | Encenação | Tchekhov | Teatro brasileiro | encenação

Resumo

Este trabalho pretende analisar um conjunto de encenações brasileiras sobre algumas das principais obras dramáticas do escritor russo Anton Tchekhov: O Jardim das Cerejeiras, sob direção de Ivan de Albuquerque (1932-2001), de 1968; As Três Irmãs, sob direção de José Celso Martinez (Teatro Oficina), de 1972; O Jardim das Cerejeiras, sob direção de Jorge Tacla, de 1982; Da Gaivota, sob direção de Daniela Thomas, de 1998; Gaivota - Tema para um conto curto, sob direção de Henrique Diaz (Cia dos Atores), de 2007.A pesquisa parte da seguinte questão: como as peças de Anton Tchekhov foram encenadas pelos artistas do teatro brasileiro (diretores, cenógrafos, atores etc.)? E de modo mais específico, como se deu a apropriação cênica do ator brasileiro? A dramaturgia desse escritor é repleta de teatralidade, de potência cênica, rica em subtextos: há um texto por detrás do texto, que traz à tona o fluxo da vida dos personagens, aquilo que está por debaixo do que é dito. A análise das obras se dará em duas instâncias: a do acontecimento teatral e a do texto. Esse estudo relacionado irá propiciar um mapeamento de procedimentos de como as peças tchekhovianas foram levadas à cena por grandes nomes do teatro brasileiro. Irá também mostrar como tais espetáculos contribuíram para o enriquecimento do teatro moderno brasileiro, no século XX, chegando ao teatro contemporâneo. A obra de Tchekhov é encenada no mundo inteiro, sendo um referencial de propostas inovadoras de cena. Com esse estudo, almejo entender como essas obras já clássicas do teatro ocidental foram recebidas pelo artista brasileiro e pelo público. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de análise de cena e dramaturgia, contextualizada pela história do teatro brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELDUQUE, Carolina Martins. Tchekhov e o ator brasileiro: do texto à cena. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.