Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de diferentes doses de corticosterona sobre a próstata do gerbilo da Mongólia (Meriones unguiculatus)

Processo: 13/13459-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Julia Quilles Antoniassi
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Corticosterona   Próstata
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corticosterona | estresse | Gerbilo | Próstata | Biologia da Reprodução

Resumo

A próstata, glândula do sistema reprodutor que tem origem embrionária a partir do seio urogenital, ela pode apresentar-se altamente desenvolvida em razão da presença do hormônio testosterona, e, apesar de pouco desenvolvida em fêmeas, devido à baixa quantidade desse mesmo tipo hormonal, é uma glândula funcional. Em machos adultos de gerbilos, a próstata é formada por quatro pares de lobos fortemente associado à uretra: lobo anterior ou glândula coaguladora (GC), lobo dorsal (LD), lobo dorsolateral (LDL) e lobo ventral (LV). O LDL está localizado craniolateralmente, inserido entre a bexiga e os ductos da vesícula seminal e da GC. A fisiologia prostática é regulada por hormônios esteroides, principalmente andrógenos e estrógenos. Enquanto os andrógenos induzem a diferenciação, desenvolvimento, e atividade secretora, os estrógenos parecem modular os efeitos androgênicos, mantendo o crescimento e fisiologia normal da próstata. Embora o cortisol seja um hormônio largamente utilizado em medicamentos por suas ações antiinflamatórias e imunossupressoras, pouco se sabe sobre os efeitos colaterais desses medicamentos, principalmente na morfofisiologia prostática. Além disso, sabe-se que esse hormônio esta altamente relacionado com o estresse e com alguns distúrbios de comportamento. Desta forma, este projeto visa avaliar, por métodos histológicos, histoquímicos, imunocitoquímicos e estruturais com parâmetros qualitativos e quantitativos, diversos aspectos morfofuncionais da glândula prostática de machos, decorrentes principalmente da influência da corticosterona aplicada em diferentes doses e períodos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIASSI, Julia Quilles. Influência da corticosterona em diferentes doses sobre a próstata ventral do gerbilo da Mongólia (Meriones unguiculatus). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.