Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento radicular e atributos físicos, químicos e biológicos em sistemas de preparo do solo para a cana-de-açúcar

Processo: 13/21687-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 08 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Sonia Carmela Falci Dechen
Beneficiário:Getulio Coutinho Figueiredo
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Os sistemas de preparo do solo estão intimamente vinculados a mudanças em seus atributos físicos, químicos e biológicos, relacionados, diretamente, com a drenagem, infiltração, mineralização e erosão. O conhecimento das alterações nos atributos do solo e seu impacto no crescimento e desenvolvimento das plantas apresenta fundamental importância. Assim, o preparo do solo pode modificar a densidade, a estrutura e a agregação do solo e, se inadequado, comprometer a absorção de nutrientes e o crescimento do sistema radicular. A expansão da cultura de cana-de-açúcar para áreas ocupadas por pastagens tem trazido preocupações em virtude de ter sido implantada, em sua grande maioria, em solos frágeis como os Argissolos do Oeste do Estado de São Paulo. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito da adoção de três sistemas de preparo nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo e no crescimento radicular e rendimento da cultura da cana-de-açúcar. O estudo será desenvolvido nos municípios de Pindorama, de Piracicaba e de Campinas, no Estado de São Paulo. Em Pindorama serão aplicados tratamentos consistindo dos sistemas de preparo de solo convencional, direto e reduzido. Em Piracicaba os tratamentos serão o sistema de preparo convencional do solo e o com utilização combinada de subsolagem profunda mais enxada rotativa (Penta). Em Campinas, os tratamentos consistirão de níveis de cobertura com palha na superfície do solo para a avaliação de perdas de terra e água por erosão. Na planta serão avaliados o crescimento e desenvolvimento radicular e o rendimento da cana-de-açúcar. Os seguintes atributos do solo serão avaliados: textura, umidade, curva característica de retenção de água, densidade, porosidade, agregação, resistência à penetração, condutividade hidráulica, permeabilidade ao ar, intervalo hídrico ótimo (IHO), erosão hídrica, fertilidade, estoque de carbono e de nitrogênio e o quociente de CO2. O projeto será desenvolvido por 24 meses.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES JUNNYOR, WELLINGTHON DA SILVA; DE MARIA, ISABELLA CLERICI; ARAUJO-JUNIOR, CEZAR FRANCISCO; DE LIMA, CAMILA CASSANTE; VITTI, ANDRE CESAR; FIGUEIREDO, GETULIO COUTINHO; FALCI DECHEN, SONIA CARMELA. Soil compaction on traffic lane due to soil tillage and sugarcane mechanical harvesting operations. Scientia Agricola, v. 76, n. 6, p. 509-517, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.