Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepções de esperança e qualidade de vida de envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo

Processo: 13/22923-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Keika Inouye
Beneficiário:João Paulo Ferreira da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Geriatria   Homossexualidade   Esperança   Qualidade de vida

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os níveis de esperança e a qualidade de vida em uma amostra de 60 indivíduos envelhescentes (na faixa dos 45 aos 65 anos), usuários de plataformas/mídias digitais, que se relacionam com pessoas do mesmo sexo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva de corte transversal com abrangência nacional subsidiada pelo alcance das plataformas/mídias digitais, que são estratificadas por localidade (cidades, regiões e estados). Os instrumentos previstos para coleta de dados são: Escala de Esperança de Herth (EEH) e WHOQOL. Ambos, validados nacionalmente e com ampla utilização acadêmico-científica. A amostra total da pesquisa (n = 60) será dividida em dois grupos de 30 pessoas. No primeiro grupo, estarão os sujeitos envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo de forma visível (aberta à sociedade). No segundo grupo, por sua vez, estarão presentes sujeitos envelhescentes que, na maturidade, passaram a se relacionar com pessoas do mesmo sexo, mas que não mantém a categoria homossexual visível/pública. Ambos os grupos se valem das plataformas/mídias digitais como meio para encontrar parceiros e "visibilizar" a sexualidade offiline/privada. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (Parecer número 300.177/2013). Os resultados serão analisados com auxílio do programa Statistical Program for Social Sciences (SPSS) para realização de análises estatísticas (descritivas, Teste de Qui-Quadrado, de Pearson, Teste de Mann-Whitney e Análise correlacional de Spearman). Os resultados trarão reflexões inovadoras sobre dimensões sociais, psicológicas e subjetivas de envelhescentes que se relacionam com pessoas do mesmo sexo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO PAULO FERREIRA; KEIKA INOUYE; RICHARD MISKOLCI. Homens homossexuais idosos e de meia-idade nas mídias digitais: autodescrição, apoio social e qualidade de vida. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, n. 2, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.