Busca avançada
Ano de início
Entree

Complexidade do ambiente e assimetria no andar de idosos com Doença de Parkinson

Processo: 13/27032-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Diego Orcioli da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/16503-4 - Influência da ansiedade social nas tarefas de postura e equilíbrio, BE.EP.MS
Assunto(s):Assimetria   Controle motor   Doença de Parkinson

Resumo

A DP é uma enfermidade crônica neurodegenerativa e progressiva, caracterizada pela morte dos neurônios dopaminérgicos da substância negra parte compacta, responsáveis pela produção de dopamina, esse quadro acarreta nos sinais e sintomas característicos da Doença de Parkinson (DP). Além disso, diversos estudos têm verificado alterações nos padrões locomotores de idosos com DP, principalmente durante a transposição de obstáculos. Estudos tem verificado maior instabilidade durante a ultrapassagem do obstáculo, aumentando o risco de tocar no obstáculo e, consequentemente aumenta o risco de tropeços e quedas em idosos com DP. Ainda, a presença de mais de um obstáculo requer diferentes modulações no padrão locomotor quando comparado ao andar com apenas um obstáculo. Entretanto, até o momento não temos conhecimento de estudos que analisaram o andar de idosos com DP em ambiente com mais de um obstáculo. Além disso, outro fator que é negligenciado em estudos com ultrapassagem de obstáculo em idosos com DP é o membro utilizado para ultrapassar o obstáculo, ou melhor, a assimetria entre os membros para a ultrapassagem. Assim, o objetivo geral deste estudo é: a) analisar a influência da complexidade do ambiente nos parâmetros espaciais e temporais do andar de idosos com DP e compará-los com idosos neurologicamente sadios; b) analisar o efeito do comprometimento dos membros inferiores na assimetria do andar de idosos com DP durante a ultrapassagem de um ou dois obstáculos e compará-los com idosos neurologicamente sadios. Participarão do estudo 40 idosos, sendo 20 idosos com DP e 20 idosos neurologicamente sadios. Os idosos serão selecionados na comunidade aonde o estudo será realizado. A tarefa consistirá em percorrer andando em velocidade preferida uma passarela de 8 metros de comprimento. Serão realizados dois estudos. As condições do andar analisadas serão: ambiente regular, ambiente com um obstáculo, ambiente com dois obstáculos com um passo de distância entre eles e ambiente com dois obstáculos em sequência (apenas no estudo II). No estudo I, os participantes com DP deverão ultrapassar o obstáculo com a perna menos afetada pela doença e os idosos neurologicamente sadios com a perna dominante. No estudo II, a ultrapassagem do obstáculo será realizada com ambos os membros. Serão realizadas três tentativas para cada condição. As tentativas serão randomizadas em blocos. Para aquisição dos parâmetros do andar serão utilizado um aparelho optoeletrônico de análise do movimento (Optotrack®) e um carpete com sensores de pressão (GAITrite®). Ainda, duas plataformas de força (AMTI®) estarão posicionadas na plataforma para aquisição dos parâmetros cinéticos. Serão empregadas MANOVA, com fator para grupo, tarefa e assimetria (estudo 2) para responder os questionamentos do estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORCIOLI-SILVA, DIEGO; VITORIO, RODRIGO; LIRANI-SILVA, ELLEN; ROCHA SANTOS, PAULO CEZAR; BERETTA, VICTOR SPIANDOR; BUCKEN GOBBI, LILIAN TERESA. Objective measures of unobstructed walking and obstacle avoidance in Parkinson's disease subtypes. GAIT & POSTURE, v. 62, p. 405-408, . (10/07040-0, 14/22308-0, 13/27032-0)
ORCIOLI-SILVA, DIEGO; BARBIERI, FABIO AUGUSTO; SIMIELI, LUCAS; VITORIO, RODRIGO; ROCHA DOS SANTOS, PAULO CEZAR; BERETTA, VICTOR SPIANDOR; BUCKEN GOBBI, LILIAN TERESA. Walking behavior over multiple obstacles in people with Parkinson's disease. GAIT & POSTURE, v. 58, p. 510-515, . (13/27032-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Diego Orcioli da. Complexidade do ambiente e assimetria no andar de idosos com doença de Parkinson. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.