Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de Datação U-Pb in-situ em minerais acessórios utilizando LA-ICP-MS com dados P-T em rochas metamórficas de alto grau da Nappe Socorro-Guaxupé

Processo: 14/05563-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 18 de agosto de 2014
Vigência (Término): 05 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Renato de Moraes
Beneficiário:Brenda Chung da Rocha
Supervisor no Exterior: Andreas Moeller
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Kansas, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/22380-7 - Origem e evolução da fusão nos migmatitos e granulitos da Nappe Socorro-Guaxupé, na região de Alfenas (mg), BP.DR
Assunto(s):Zircão   Geocronologia

Resumo

Um dos grandes desafios na petrologia metamórfica é vincular o crescimento de fases acessórias como zircão e monazita, que fornecem as informações de idade, com a assembléia metamórfica principal a partir da qual as informações PT são extraídas. Apesar do zircão e monazita serem comumente usados na geocronologia U- Th- Pb, devido à sua estabilidade química durante os processos ígneos e metamórficos e suas altas temperaturas de fechamento, eles podem ser consumidos durante o pico metamórfico. Inclusões de minerais metamórficos em zircão e monazita podem fornecer uma ligação direta entre datação e metamorfismo. O estudo da composição de elementos traço em zircão e monazita também pode ser utilizado para relacionar o seu crescimento com uma associação de minerais metamórficos principais, proporcionando evidência para os diferentes episódios de crescimento de zircão e monazita, e são combinados com os dados geocronológicos para estabelecer trajetórias PTt. Estas abordagens serão utilizadas na presente investigação, granulitos e migmatitos da Nappe Socorro - Guaxupé, MG, em que zircão e monazita ocorrem em vários tipos de rochas e em diferentes tipos de textura. Datação e análise de elementos traço serão realizadas na Universidade do Kansas, EUA, sob a supervisão do Prof Dr. Andreas Möller, especialista em vincular informações de idade a partir da datação isotópica in-situ com episódios distintos de metamorfismo e fusão para reconstruir a evolução dos cinturões orogênicos. A abordagem utilizada pelo Professor Möller, que inclui análises isotópicas e de elementos traço in-situ em seções delgadas, permite manter o controle sobre as texturas que fornecem informações em tempo relativo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, BRENDA CHUNG; MORAES, RENATO; MOLLER, ANDREAS; CIOFFI, CAUE RODRIGUES. Magmatic inheritance vs. UHT metamorphism: Zircon petrochronology of granulites and petrogenesis of charnockitic leucosomes of the Socorro-Guaxupe nappe, SE Brazil. LITHOS, v. 314, p. 16-39, AUG 2018. Citações Web of Science: 7.
ROCHA, B. C.; MORAES, R.; MOLLER, A.; CIOFFI, C. R.; JERCINOVIC, M. J. Timing of anatexis and melt crystallization in the Socorro-Guaxupe Nappe, SE Brazil: Insights from trace element composition of zircon, monazite and garnet coupled to U-Pb geochronology. LITHOS, v. 277, n. SI, p. 337-355, APR 15 2017. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.