Busca avançada
Ano de início
Entree

Datação U-Pb de zircão e titanita com LA-ICP-MS de eventos de geração crustal arqueanos a Paleoproterozóicos e processos de retrabalhamento Neoproterozóico nas rochas do embasamento da porção sul do Orógeno Brasília

Processo: 14/05881-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 18 de agosto de 2014
Vigência (Término): 05 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Mario da Costa Campos Neto
Beneficiário:Caue Rodrigues Cioffi
Supervisor no Exterior: Andreas Moeller
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Kansas, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24933-3 - Evolução geológica de migmatitos da infraestrutura do sistema de nappes do sul da faixa brasília, BP.DR
Assunto(s):Zircão   Geocronologia

Resumo

O objetivo deste projeto é uma cooperação com o professor Andreas Möller da Universidade do Kansas, EUA. Professor Möller é diretor do laboratório de LA-ICP-MS da Universidade do Kansas, que é equipado com um Thermo Scientific Element2 ICP- MS, acoplado a um sistema de ablação a laser Excimer ArF 193nm. Professor Möller é especialista em geocronologia, especialmente em datação de eventos metamórficos e reconstrução de trajetórias P-T-t através de metodologias U-Pb in-situ. A experiência do professor Möller e as instalações do laboratório de LA-ICP-MS da Universidade do Kansas contribuirão de forma decisiva para o projeto de doutoramento do candidato. O principal objetivo desta cooperação é a datação de eventos de geração crustal Arqueanos a Proterozóicos nas rochas do embasamento da porção sul do orógeno Brasília e posterior retrabalhamento dessas rochas durante a orogenia Neoproterozóica através de datações U-Pb LA-ICP-MS de zircão e titanita. Os dados U-Pb serão combinados com dados isotópicos (Nd, Sr) e geoquímicos na construção de um modelo petrogenético para as rochas do embasamento da porção sul do Orógeno Brasília. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIOFFI, CAUE RODRIGUES; CAMPOS NETO, MARIO DA COSTA; MOLLER, ANDREAS; ROCHA, BRENDA CHUNG. Titanite petrochronology of the southern Brasilia Orogen basement: Effects of retrograde net-transfer reactions on titanite trace element compositions. LITHOS, v. 344, p. 393-408, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
CIOFFI, CAUE RODRIGUES; CAMPOS NETO, MARIO DA COSTA; MOLLER, ANDREAS; ROCHA, BRENDA CHUNG. Tectonic significance of the Meso- to Neoarchean complexes in the basement of the southern Brasilia Orogen. Precambrian Research, v. 287, p. 91-107, DEC 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.