Busca avançada
Ano de início
Entree

Percursos formativos: o papel do PIBID no processo de formação do professor pesquisador de geografia

Processo: 14/02221-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Anniele Sarah Ferreira de Freitas
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de geografia   Professor pesquisador   Professor reflexivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pibid | professor pesquisador | professor reflexivo | Ensino de Geografia

Resumo

O PIBID há seis anos tem sido a principal política pública educacional de incentivo de formação inicial dos alunos de licenciatura, garantindo a permanência dos mesmos na graduação, em busca de melhores profissionais e de intervenções positivas em escolas que se encontram com baixos índices de IDEB. Atualmente o programa conta com a presença de todos os cursos de licenciatura, que produzem subprojetos a fim de construírem dialogicamente entre universidade e escola uma prática para a construção do perfil do professor reflexivo. Mediante a escolha do estudo de caso do tipo etnográfico (André, 2008), os procedimentos metodológicos pretendem seguir uma fase exploratória com a aproximação entre a pesquisadora e os sujeitos participantes e uma fase de coleta de dados, que conta com observação/registro das observações, análise de documentos e entrevistas. O projeto de mestrado pretende na perspectiva da pesquisa qualitativa refletir, analisar e descrever como o PIBID de Geografia da Unicamp, discorre sobre a formação inicial dos seus alunos bolsistas no intuito de conduzir a construção da identidade docente reflexiva e pesquisadora.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.