Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito do carregamento mecânico de alta frequência em tecido ósseo osteoporótico

Processo: 14/08912-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcelo Ferraz Mesquita
Beneficiário:Cássia Bellotto Corrêa
Supervisor no Exterior: Joke Duyck
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Leuven (KU Leuven), Bélgica  
Vinculado à bolsa:13/22993-1 - Avaliação do efeito do carregamento mecânico de alta frequência em tecido ósseo osteoporótico, BP.PD
Assunto(s):Osteoporose   Implantodontia

Resumo

Apesar dos avanços tecnológicos na área da implantodontia, a instalação de implantes implantes dentários em pacientes com diminuição da capacidade de cicatrização óssea (diabetes, osso irradiado, osso enxertado e osteoporose) ainda é um desafio. Basicamente são utilizadas duas estratégias para estimular e/ou acelerar a osseointegração do implante: Reforço dos mecanismos intrínsecos de regeneração do tecido ósseo na interface osso-implante; e orientação do processo de osseiontegração por meio de abordagem extrínseca. Como opção de abordagem extrínseca, pode-se aplicar carregamento de alta frequência, como estímulo anabólico para o processo biológico da osseointegração. Esta opção representa uma estratégia promissora e pouco estudada em relação a tratamento com implantes, especialmente em casos onde a região a receber os implantes apresenta tecidos ósseos com diminuição na capacidade de reparação. Embora as pesquisas sobre interface osso-implante e superfícies de implantes tenham aumentado ao longo das últimas décadas, ainda existe carência de estudos que levem em consideração características específicas do paciente na fabricação de implantes. Este tipo de pesquisa poderá gerar conhecimentos que permitam ao cirurgião dentista realizar atendimentos personalizados no campo da implantodontia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, C. B.; CAMARGOS, G. V.; CHATTERJEE, M.; MESQUITA, M. F.; DEL BEL CURY, A. A.; NAERT, I.; DUYCK, J.; VANDAMME, K. Can the alendronate dosage be altered when combined with high-frequency loading in osteoporosis treatment?. OSTEOPOROSIS INTERNATIONAL, v. 28, n. 4, p. 1287-1293, APR 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.