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A cultura infantil na perspectiva de Florestan Fernandes: contribuições para a composição da Sociologia da infância brasileira

Processo: 14/02671-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:ANDREA BRAGA MORUZZI
Beneficiário:Elisabeth Christiane Teixeira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia   Cultura (sociologia)   Infância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura da infância | Sociologia da Infância | Sociologia da Infância

Resumo

A proposta desta pesquisa é realizar uma análise bibliográfica e documental das obras e escritos de Florestan Fernandes a respeito da "cultura infantil" e que se encontram disponíveis no acervo particular do Fundo Florestan Fernandes dentro da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa insere-se no campo da Sociologia da Infância e procura dar continuidade aos trabalhos que buscam traçar a especificidade destes estudos no Brasil (ABRAMOWICZ e OLIVEIRA, 2010, MORUZZI e OLIVEIRA, 2011, etc). Sabe-se que Florestan Fernandes cunhou a expressão "cultura infantil" e que com seus estudos sobre "As trocinhas do bom retiro" fez emergir a sociologia da infância no Brasil, apresentando características peculiares das crianças brasileiras. A contribuição desta pesquisa será a análise mais detalhada sobre a "cultura infantil" a partir de seus escritos originais em paralelo com as obras "Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo" e "Folclore em Questão". Procuraremos analisar e compreender: O que é cultura infantil para Florestan Fernandes e de que maneira esta noção foi construída pelo sociólogo? Quando fazemos esta pergunta estamos procurando entender o contexto cultural e histórico em que Florestan Fernandes cunhou "cultura infantil" e, ao mesmo tempo, o significado e empiria do termo apresentado e analisado em suas obras e escritos. Acreditamos que trazer estas discussões, em especial presentes nos escritos de Florestan Fernandes, ampliará as noções e estudos em torno da cultura infantil no campo da sociologia da infância brasileira.

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