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Preferência por mapas 2D e 3D para sistema de guia de rota em automóvel

Processo: 14/07203-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Edmur Azevedo Pugliesi
Beneficiário:Renan Diegoli de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de navegação por satélite   Imagem tridimensional   Mapas temáticos   Modelagem tridimensional   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:manutenção em rota | mapas 3D | preferência subjetiva | Sistema de Navegação e Guia de Rota em Automóvel | Cartografia Temática

Resumo

Os Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA) vem apresentando um papel muito importante em setores fortes da economia, como o transporte e o turismo. No entanto, pesquisas apontam que o uso de SINGRA com o automóvel em movimento pode interferir na tarefa de direção. Os mapas 3D podem ser extremamente efetivos caso representem o mundo real em esquema de orientação 'egocêntrica'. Esse tipo de representação tem sido amplamente desenvolvido pelas indústrias, tanto de sistemas comerciais quanto gratuitos. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar a preferência subjetiva de um grupo de motoristas por um conjunto de mapas 2D e 3D, no contexto de SINGRA. As etapas para realização deste trabalho são: revisão de literatura; recrutamento de motoristas; preparação e validação do ambiente de teste; avaliação da preferência subjetiva com um grupo de motoristas; extração e organização dos dados; análise dos resultados. As análises sobre a preferência serão desenvolvidas de acordo com o 'tipo de mapa' (2D ou 3D) e do ângulo de inclinação da câmera dos mapas 3D, para a apoiar a tarefa tática em manobra simples e complexa, considerando diferentes distâncias do automóvel até a manobra.

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