Busca avançada
Ano de início
Entree

Curso de Pedagogia: atuação do professor para pedagogia hospitalar

Processo: 14/03005-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vanda Moreira Machado Lima
Beneficiário:Damaris Caroline Quevedo de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação escolar básica   Pedagogia   Formação de professores   Pesquisa bibliográfica   Análise de conteúdo   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atuação profissional | Educação | Educação Especial | formação de professores | pedagogia | Pedagogia Hospitalar | Pedagogia Hospitalar

Resumo

A educação hospitalar é um direito garantido pela legislação brasileira a toda criança em situação de internação, porém, nem todas fazem uso do mesmo. Nesse sentido estudar a formação de professores para atuar na Pedagogia Hospitalar é altamente relevante. Para isso iniciamos esse estudo que visa investigar a formação de professores para atuar na Pedagogia Hospitalar, enfatizando seu o papel relevante na formação integral, na apropriação de conhecimento e no auxílio da recuperação dos estudantes hospitalizados. Os objetivos específicos são: compreender o conceito de formação inicial de professor para atuar na Educação Básica; refletir sobre a função social do professor na Pedagogia Hospitalar; conceituar a Pedagogia Hospitalar, enfatizando sua origem, função e proposta para educação formal; verificar cursos de Pedagogia no Estado de São Paulo que formem professores para atuar na educação formal em instituições hospitalares e, conhecer e refletir a opinião de professores que atuam na Pedagogia Hospitalar priorizando seus desafios, suas possibilidades e sua formação para o desenvolvimento de seu trabalho com qualidade. Para alcançar tais objetivos, utilizaremos a pesquisa qualitativa, fazendo uso da pesquisa bibliográfica e de pesquisa nos sites do Ministério da Educação e na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Como instrumento de coleta de dados empíricos recorreremos ao questionário, finalizando com o método da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa serão professores que atuam na Pedagogia Hospitalar e coordenadores de cursos de Pedagogia que ofereçam essa formação. Esperamos ao fim da pesquisa, compreender melhor que aspectos são essenciais na formação do professor para atuar com qualidade na Pedagogia Hospitalar, realizar publicações e contribuir para o fortalecimento da produção cientifica qualificada na FCT/UNESP referente ao tema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)