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Pesquisa operacional aplicada ao roteamento de veículos

Processo: 14/08288-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Guilherme Fabiano
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Problemas de roteamento de veículos   Otimização combinatória   Programação linear inteira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:otimização | Programação linear e inteira | roteamento de veículos | Roteamento de veículos

Resumo

A Pesquisa Operacional (PO) é uma abordagem científica usada na resolução de problemas que ocorrem em situações que requerem o uso eficiente de recursos escassos. Situações assim são bastante comuns em contextos industriais e logísticos e, portanto, a PO tem desempenhado papel importante no âmbito da Engenharia de Produção. Dentre os diversos ramos da PO, a Otimização oferece ferramentas matemáticas e computacionais com grande potencial para modelagem e resolução de problemas. A vantagem está em ter-se, atualmente, softwares de otimização potentes que auxiliam na análise e solução de problemas de otimização. Neste projeto de pesquisa, pretende-se estudar os fundamentos de Otimização e seus principais modelos e métodos aplicados ao roteamento de veículos. Serão abordados modelos clássicos como também aqueles que envolvem características práticas, como frotas heterogêneas, capacidade limitada dos veículos, janelas de tempo, múltiplos entregadores, requisições de coleta e entrega, entre outras. Estes modelos serão estudados e aplicados na resolução de exemplares da literatura, por meio do uso de softwares de otimização. As diferentes formulações serão comparadas e, quando possível, combinadas com o intuito de modelar situações práticas que envolvam o roteamento de veículos. O objetivo final é propor novas formulações para o problema de roteamento de veículos com múltiplos entregadores, recentemente proposto na literatura, as quais contemplem características adicionais encontradas na prática. Este projeto está associado ao Projeto Temático 2010/10133-0 e ao Auxílio de Pesquisa Regular 2014/00939-8, os quais abordam variantes práticas do problema de roteamento de veículos e, assim, possibilitam a participação do bolsista no desenvolvimento dessas pesquisas (AU)

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