Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de estruturas hierárquicas com nanoarquiteturas baseadas em unidades lamelares inorgânicas

Processo: 14/04816-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Vera Regina Leopoldo Constantino
Beneficiário:Caroline Silva de Matos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/15201-5 - Nanocompósitos obtidos a partir da pirólise de hidróxidos duplos lamelares de Ni: caracterização estrutural e investigação de suas propriedades, BE.EP.DD
Assunto(s):Grafenos   Materiais lamelares   Hidróxidos duplos lamelares   Química de intercalação   Sensores

Resumo

O desenvolvimento de materiais funcionais avançados baseados em estruturas hierarquicamente organizadas tem recebido grande atenção devido à ampla gama de propriedades químicas, mecânicas, ópticas, eletrônicas e eletroquímicas, que possibilitam a sua aplicação em várias áreas. Nesse contexto, os materiais lamelares se destacam, devido ao extenso número de matrizes e espécies que podem ser intercaladas, o que resulta em um grande número de possibilidades de síntese de novos compostos com diferentes funcionalidades. Na área eletroquímica, tem se tornado crescente o número de pesquisas para o desenvolvimento de sensores com baixos limites de detecção, alta sensibilidade e faixa de detecção adequada para o sensoriamento de espécies com interesse biológico, devido a importância de determinadas moléculas em processos que ocorrem nos organismos. Aliando essas duas áreas de interesse, o presente projeto objetiva a utilização de materiais inorgânicos lamelares como building blocks no desenvolvimento de estruturas hierarquicamente organizadas que possam ser aplicadas no sensoriamento de espécies de interesse medicinal como a glicose e o cortisol. Para tal, serão sintetizados (I) materiais híbridos baseados em hidróxidos duplos lamelares (HDLs) e em um complexo aniônico multirutenado inédito, derivado de porfirina e (II) nanocompósitos de HDLs com nanocarbonos como o grafeno. As estratégias de síntese a serem exploradas envolverão métodos como coprecipitação, esfoliação e layer-by-layer. Os materiais obtidos serão caracterizados por um conjunto de técnicas que englobam as análises química, estrutural, térmica, textural e eletroquímica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MATOS, CAROLINE S.; NOBREGA, MARCELO M.; TEMPERINI, MARCIA L. A.; CONSTANTINO, VERA R. L. Hybrid Ni-Al layered double hydroxide: Characterization and in situ synchrotron XRD and vibrational spectroscopic studies under high-pressure. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 174, p. 152-158, JUN 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.